4 dicas sobre produtividade no Home Office que vão mudar sua vida

Desde que a palavra home office entrou no vocabulário oficial dos brasileiros, o termo produtividade tem a acompanhando. Apesar de não ser uma realidade para todos - segundo estudo da IBRE/FVG apenas 10% dos trabalhadores do país adotaram imediatamente o trabalho remoto, principalmente das regiões sul e sudeste - a modalidade traz grandes desafios a essa parcela da população.


Para quem pôde e optou pelo trabalho remoto, esses são alguns dos desafios diários:

  • dividir a vida pessoal da profissional

  • ter concentração em casa

  • convencer a família de que, sim, você está trabalhando

  • administrar o tempo


Separamos 4 dicas que podem ajudar - na verdade, transformar sua vida - quando o assunto é trabalhar de casa!



#Dica 1: descubra e entenda o que é produtividade para você 💻

Pode parecer incrível, mas desde que as pessoas passaram a trabalhar em casa, quem ganhou foram as empresas. Segundo Pesquisa da Fundação Dom Cabral, mais de 58% das pessoas afirmaram que sua produtividade aumentou.


Em compensação, na mesma pesquisa, verificou-se que a noção de bem-estar diminuiu. Então, a primeira dica é: o trabalho não vem antes de você. Ser produtivo ou produtiva não significa aceitar tudo que vem pras suas mãos.


Durante a pandemia, muitas empresas fecharam, muitas pessoas perderam seus empregos. Isso gerou uma sensação de "preciso gerar valor, preciso entregar mais". Calma, não é bem assim. Produza, mas saiba que produzir também tem a ver com manter a saúde mental em dia. O que nos leva para a segunda dica.


gif


#Dica 2: mantenha sua saúde mental em dia 🤕

Tudo mudou. Então, seus hábitos também devem mudar. Com tanta pressão, cobranças por produtividade, etc, você precisa parar e tratar do que importa: como sua cabeça anda?


Nesse momento, é importante:

  • Exercitar-se com frequência (não precisa ser atleta, apenas faça algo que gosta e se mantenha em movimento);

  • Fazer terapia. Pode ajudar bastante ter a orientação de um profissional;

  • Manter a vida pessoal ativa: divirta-se, saia com os amigos;

  • Saia um pouco de casa: às vezes trabalhar em um escritório compartilhado pode arejar a mente.



#Dica 3: tenha uma conversa franca com sua família (e com seu celular) 👨‍👩‍👦

Vai sempre ter muita gente e muita notificação de celular para chamar a sua atenção. A produtividade no home office é alta e saudável, se a gente consegue ter uma conversa franca com quem mora com a gente e também um certo distanciamento do nosso celular.


Isso porque a quantidade de estímulos externos em um ambiente que não foi pensado para trabalho, é muito maior. Se você mora com os pais, tente conversar para fazê-los entender a importância de ter aquelas horas do dia reservadas. Se mora só, talvez seu maior problema seja a distração de aparelhos como celular, televisão e até o próprio computador em que você trabalha.


Dica: separe aquelas 6, 8 horas do dia para se isolar completamente. Dê pequenas pausas entre as tarefas, mas não em algo que vá distrair você.


gif


#Dica 4: gerencie seu tempo e seu trabalho 📊

Talvez este aqui seja o maior desafio. Ninguém vai estar ali perto de você para olhar o que você está fazendo, contando seu tempo etc. Assim, você precisa de autogerenciamento. Parece fácil, né? Mas para muita gente, não é.


Autogerenciamento está estritamente ligado à sua produtividade e bem estar. Quanto mais você se conhecer (olha a dica da terapia aí), entender seus potenciais, seus limites e o que você pode desenvolver, mais você vai produzir com qualidade e de forma saudável.


Como antes, você continua tendo tarefas a serem realizadas, faça uso de ferramentas de gerenciamento de tempo e de entregas. Algumas delas podem ser utilizadas em conjunto: Monday.com, Trello, RunRun it, Asana, Google Agenda (por favor, tenha uma agenda online que cruze informações).


Pronto ou pronta pra ir em frente com a sua nova estratégia de trabalho? Lembre-se: o trabalho é seu, o tempo é seu, desenvolva neles o seu melhor. Isso é produtividade!


Autor: BC Marketing | @bcmarketing.ag

8 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png