top of page

Por que o ato de doar para uma Ong é tão importante?

Atualizado: 19 de mai. de 2023



Em uma sociedade onde têm-se falado cada vez mais sobre ESG (3 pilares para uma organização mais sustentável nos aspectos Ambiental, Social e de Governança) e práticas que fomentem uma vida mais sustentável se faz presente também ações de voluntariado e organizações não governamentais voltadas às mais diversas causas sociais, mas para que essas iniciativas continuem ativas e trazendo benefícios para os impactados pela causa, é preciso que além das pessoas que trabalham diretamente nessas instituições, tenham apoiadores, ou seja, doadores que engajem e façam parte verdadeiramente do movimento.


No dicionário, ‘doar’ é o ato de transferir gratuitamente bens ou vantagens, desse modo a doação parece associar-se a iniciativa genuína de fazer o bem por alguém que muitas vezes nem se sabe quem é, mas a doação pode se apropriar de algumas outras características que faz com que seja ainda mais efetivo esse verbo, doar passa a ser uma renúncia e um ato de amor ao próximo.


Além dos benefícios que se atrelam a quem recebe a doação, há também muitos benefícios a quem doa, pois o ato faz com que muitos sentimentos e sensações se desprendam do que habitualmente fazemos. Algumas das possibilidades de doação, são:

Doações financeiras


As organizações precisam de apoio financeiro para manter suas atividades, além de ser a prática que nos vem primeiro à mente quando pensamos em doação, o apoio financeiro é essencial para o fortalecimento das iniciativas e a continuidade de programas, pois qualquer ação precisa de dinheiro para manter-se ativa.


Em muitos casos, esse aporte financeiro também pode ser descontado no Imposto de Renda, sendo assim há uma contribuição para quem mais precisa e ainda assim traz um benefício fiscal para o próprio desempenho financeiro do doador.


Doações em tempo


Muitas pessoas não conseguem fazer a doação financeira por estarem em grupos que também precisam desse suporte, sabemos que nem sempre o dinheiro é uma alternativa para quem gostaria de ajudar nessas iniciativas.


Por isso, o voluntário torna-se um escape para que você apoie com o que é possivelmente o seu propósito, dividir suas experiências faz com que você também absorva mais do conteúdo que está repassando, afinal conhecimento não pode ficar estagnado. É um fator que no currículo indica a característica de proatividade e aumento de experiência no ramo.


Aprimorar a sensibilidade, o poder de comunicação com as pessoas, conexão com profissionais em outros momentos de vida, afastamento do tédio e sensação de bem-estar está dentre as principais características que trouxeram à pauta.


Segundo a Universidade de Michigan nos Estados Unidos em uma pesquisa, pessoas que fazem algum tipo de projeto voluntário possuem maior qualidade de vida e por mais tempo, outros estudos também apontam a diminuição do nível de estresse. É importante entender qual tipo de doação está mais próximo do que você pode ofertar e do que te trará maiores experiências e contribuições.


Você já fez algum tipo de doação? Pensa em dar o próximo passo e participar em alguma instituição?


Vem fazer parte do Instituto Bold! Por meio da sua doação conseguimos impactar mais jovens com capacitações completas que ajudam eles a desenvolver as habilidades do futuro que as empresas mais buscam hoje.

Faça a sua doação por meio do endereço:


Redação: Jeniffer de Oliveira Araújo


21 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page