Por que o autoconhecimento é tão importante ao buscar um emprego?

Qual é o seu maior sonho? Para você, o que significa ter uma carreira de sucesso? Você sabe quais objetivos quer atingir?


Essas são perguntas importantes que devem ser respondidas para que você possa traçar um plano para a sua vida profissional e buscar as melhores oportunidades no mercado de trabalho.


Mas, para respondê-las é necessário se conhecer muito bem, entendendo quais são seus valores e seus objetivos. Por isso, o autoconhecimento é muito importante tanto para a sua vida pessoal quanto para a sua vida profissional.


Se você quer entender mais sobre esse conceito e como ele pode te ajudar na hora de procurar um emprego, continue lendo este artigo!


#1 Afinal, o que é o autoconhecimento?

Como o próprio nome diz, o autoconhecimento significa investigar profundamente os seus gostos, seus valores e padrões de comportamento para se entender melhor.


Parece simples, não é mesmo? Em tese, todos nós deveríamos nos conhecer bem, mas na prática é um pouco mais complicado.


Muitas pessoas infelizmente se sentem perdidas, não sabem o que querem ou do que gostam, pois se apegam a ideias impostas pelos outros sobre quem elas deveriam ser.


Praticar o autoconhecimento é importante tanto para a sua vida pessoal quanto profissional, pois te permite entender mais sobre você mesmo, a sociedade e o mundo ao seu redor.



gif

"Quem eu sou?"


#2 Por que o autoconhecimento profissional é tão importante?

Ao se conhecer bem você consegue desenvolver autoconfiança para definir objetivos para o seu futuro e se movimentar para alcançá-los.


Contar com o autoconhecimento profissional te ajudará a manter relacionamentos melhores no ambiente de trabalho, a lidar com os desafios profissionais no dia a dia e a manter o foco em seus objetivos.


Ele te ajuda a lidar com situações práticas como: administrar melhor o seu tempo, ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, ter motivação para desempenhar tarefas no dia a dia e se comunicar de forma mais clara com seus colegas de trabalho.

gif

Além disso, tendo um bom autoconhecimento você passa a entender e controlar melhor suas emoções, tanto positivas quanto negativas, o que pode ajudar muito em situações desafiadoras.


Se você quiser entender melhor sobre a importância do autoconhecimento profissional, confira mais detalhes neste artigo sobre o assunto aqui no nosso blog.


Já deu pra perceber que ele é uma ferramenta profissional muito importante para o dia a dia, não é mesmo?


Mas ele se torna ainda mais importante quando queremos nos inserir no mercado de trabalho, trocar de emprego ou realizar uma transição de carreira.


#3 O autoconhecimento e a busca por um emprego

Se você está lendo este artigo, muito provavelmente é porque está procurando um novo emprego ou até mesmo está em busca da sua primeira oportunidade profissional.


Nesses casos, saber quem você é e onde você quer chegar é imprescindível!


Quando estamos procurando uma vaga, muitas vezes, nos deixamos levar pelas opiniões alheias ou ficamos perdidos com a quantidade de oportunidades que existem. Os próprios processos seletivos muitas vezes são exaustivos e nos deixam desanimados e confusos.


Como saber, então, qual rumo tomar e onde você deve gastar sua energia?


A busca por um emprego não deve ser pautada apenas nos melhores benefícios ou salários, mas sim na procura por uma empresa que combine com você.


Por isso mesmo, o autoconhecimento se torna uma ferramenta tão importante!


Se você sabe bem quem você é e quais valores são importantes para você no mercado de trabalho, vai conseguir ter mais convicção nas suas escolhas e filtrar as oportunidades.

gif

"Vitória"


Além disso, ao se conhecer bem você consegue desenvolver soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que são muito valorizadas no mercado de trabalho e podem representar um diferencial para quem ainda não tem muita experiência.


Nós sabemos que desenvolver o autoconhecimento profissional e procurar um primeiro emprego é um grande desafio, principalmente para os jovens.


Por isso mesmo, o Instituto Bold desenvolveu um Programa de Aceleração Profissional, que te ajuda a impulsionar sua carreira.


Se você quer praticar essa importante habilidade, inscreva-se agora no programa e participe da Jornada do Autoconhecimento, que vai acontecer de forma completamente online e gratuita!


Autor: BC Marketing | @bcmarketing.ag

8 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png