A Importância do autoconhecimento: Como afeta a sua carreira?

O autoconhecimento é importantíssimo para acelerar a sua jornada profissional e fazer com que você chegue mais rápido ao objetivo, além de tornar sua vida mais plena e feliz. Veja ao longo do texto 5 benefícios que o autoconhecimento pode trazer para você ;)



A maioria dos jovens sonha em ter uma carreira de sucesso e então começam a sua jornada ao iniciar a faculdade. Mesmo sem ainda ter muita clareza de como será sua vida profissional dali em diante, cria expectativas e desenha seus planos no mercado de trabalho.


Sabemos que os acontecimentos da nossa vida têm um impacto em quem somos hoje e também em quem seremos no futuro. À medida que ocorrem estas experiências, nós acabamos por amadurecer o nosso senso de identidade, e isto acontece por meio do desenvolvimento do autoconhecimento, que é muito importante para a vivência do jovem ao entrar na vida adulta.


Agora que você entendeu que o autoconhecimento pode ditar nosso caminho ao longo da nossa vida, vem a próxima pergunta: Como ter autoconhecimento? A resposta é mais simples do que parece: nós precisamos passar pelo chamado processo de autoconhecimento.


A seguir vamos explicar um pouco mais a respeito.


O que é o processo de autoconhecimento?



O processo de autoconhecimento compreende reconhecer suas habilidades e também fraquezas. É uma reflexão valiosa sobre si mesmo, um exercício onde é possível dar nome aos comportamentos, sentimentos, desejos e crenças. É saber lidar e aceitar as vulnerabilidades para tornar-se mais forte.


E quando falamos do autoconhecimento não basta apenas entender a forma que você pensa, age e sente: significa também ter a clareza de como você lidaria com determinada situação e principalmente ter consciência dos próprios erros e pontos fracos, o que geralmente não é tão fácil, pois quase sempre ficamos na defensiva quando somos colocados de frente para aos nossos defeitos.


E tem mais: alguma vez você foi fazer uma prova na escola ou na faculdade, e você sabia tanto a matéria que simplesmente respondeu todas as questões sem muito esforço? Pois é exatamente assim que o autoconhecimento funciona. Em outras palavras, quando você conhece bem a si próprio, é como se você já soubesse as “respostas” para todas (ou pelo menos a maioria) das dúvidas que você possa vir a ter sobre seus sentimentos.


Benefícios do autoconhecimento para sua carreira


Lendo até aqui você já deve ter entendido que o autoconhecimento é essencial para quem ambiciona desenvolver sua inteligência emocional. A seguir, separamos 5 benefícios que o autoconhecimento pode trazer para sua carreira.


1. Melhora na habilidade de relação interpessoal


Tanto na vida pessoal quanto na profissional, independente de qual profissão escolher, grande parte do dia você terá que se relacionar com outras pessoas, realizar networking e desenvolver trabalhos em equipe.


Conforme aprimora o seu autoconhecimento, você amplia a consciência sobre as relações humanas, o que resulta em uma maior clareza dos seus pontos fortes e pontos a melhorar. Isto também permite que seja potencializado o que há de melhor em você, e gera mais confiança e segurança para que desempenhe seu trabalho com objetividade.


Dessa forma, você terá um ganho na forma com a qual você lida com seus relacionamentos, colegas de trabalho, familiares e amigos e ainda estará mais pronto ou pronta para os desafios que a sua função exige.


2. Maior autoconfiança


A autoconfiança consiste em sentir-se confiante acerca das próprias habilidades e formas de agir. Quando a desenvolve, você é capaz de se tornar mais assertivo e ter certeza dos seus objetivos, o que gera mais segurança para tocar seus projetos pessoais.


E tem mais: quando você conclui o projeto com sucesso, você ganha ainda mais autoconfiança, se torna mais assertivo e ganha mais segurança para os projetos que vem na sequência. Dessa forma, você entra em ciclo virtuoso que pode conduzi-lo rapidamente para o seu objetivo.


E daí vem o principal benefício que vem junto com a autoconfiança, que é a habilidade de impor seus próprios limites, permitindo que você se posicione com firmeza diante de situações adversas.


3. Aumento da capacidade de comunicação


Este benefício tem grande relação com o item anterior, pois é uma consequência dele. Estamos falando aqui da habilidade de comunicação, ou seja, ter a capacidade de se questionar e opinar com maturidade e propriedade, e tudo isso de forma clara e objetiva.


À medida que você pratica mais o autoconhecimento, você desenvolve mais autoconfiança e isto permite que você consiga comunicar e expressar exatamente aquilo que você deseja, sem receios.


4. Melhora na habilidade de tomar decisões



Outro benefício importante e muito comum no dia-a-dia profissional é facilitar a tomada de decisão, uma vez que, se conhecendo melhor, você consegue avaliar as alternativas com consciência e decidir qual caminho é mais adequado para sua vida, naquele momento.


Isto ocorre porque quando você conhece bem a si mesmo, você descobre também as emoções que terá executando determinada ação e saberá também aquilo que mais lhe traz satisfação para a situação que está vivendo. Assim, você aumenta as chances de tomar uma melhor decisão.


5. Desenvolvimento da proatividade



O quinto benefício tem a ver com uma qualidade muito almejada por recrutadores em todos os cargos: proatividade, que é sobre se dispor a agir antes mesmo de ser questionado por uma terceira pessoa se você deveria ou não fazer aquilo.


Para você dominar esta proatividade, você precisa primeiro tomar uma decisão: a de ser o protagonista da sua própria vida. A partir do momento que escolhe isso, você se recusa ser uma vítima dos fatos externos e se torna alguém que é capaz de “criar” a própria realidade.


Uma vez que você domina a proatividade e se torna o personagem principal da sua história, você é capaz de cumprir ou pelo menos buscar a excelência em tudo o que lhe é proposto, pois carrega energia e determinação para fazer acontecer.


Conclusão


Diante de tantos benefícios para a sua vida pessoal e profissional, fica claro que investir tempo no processo de autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento completo das suas potencialidades, mas o mais importante de início é pelo menos começar.


Quer dar o primeiro passo? Você pode primeiramente começar uma pequena reflexão que será o ponto de partida na sua Jornada do Autoconhecimento.


Uma boa dica é começar escrevendo em um papel as seguintes perguntas:

  • O que me faz feliz?

  • O que os outros pensam sobre mim?

  • Quais são meus pontos fortes e pontos fracos?

  • Que marca quero deixar no mundo?

Quanto antes você começar essa reflexão sobre si mesmo, mais frutos vai colher e mais rápido eles virão, mas lembre-se que este processo não tem prazo para acabar: a jornada do autoconhecimento é um exercício contínuo!


Por Nicole Barbieri


21 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png