No começo do ano de 2019, foi lançado o primeiro Programa de Aceleração BOLD semestral. Iniciativa que surgiu dentro de Babson College e MIT Sloan, e veio para o Brasil com força total em 2018. Marcada pela pluralidade de perfis, sejam eles sociais, econômicos, raciais ou culturais, tem como missão acelerar pessoas para que alcancem seu potencial e reinventem a forma de ocupar espaço no mercado de trabalho.
Segundo o relatório da McKinsey, no atual cenário Nacional, 26,6% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados e 68% das empresas expressam ter dificuldade na busca de talentos. Juntos, podemos transformar este cenário! O programa é direcionado para jovens universitários de baixa renda que tenham interesse em trabalhar em organizações com um olhar empreendedor, diverso, inovador e criativo.
O Instituto BOLD surgiu durante o MBA do Thiago Samu em Babson College numa iniciativa chamada BELA Program feita em Karatu, Tanzânia. Uma iniciativa de empreendedorismo e inovação para 120 estudantes potenciais da região com o intuito de ajudá-los a acharem seu propósito de vida. Thiago foi o sortudo. Ao participar do BELA, achou seu propósito que deu origem ao Instituto BOLD: oferecer para todos oportunidades iguais de desenvolvimento, independente de suas condições sociais.
O Instituto BOLD em pouco tempo já fez muito. Foram 1.200 inscritos, 340+ estudantes impactados, 22+ projetos desenvolvidos, 150+ voluntários envolvidos e 65+ parceiros. Nesse meio tempo, o Instituto também foi acelerado pela Singularity University, Construindo Futuro e Fundação 1BI. Tudo isso possibilitou que o Instituto aprimorasse seu programa e se tornasse uma aceleradora de pessoas.
O Instituto BOLD trabalha em parceria com ONGs como ISMART e SEMEAR para selecionar jovens. Os jovens selecionados passam por uma imersão de quatro meses com foco na sua inserção no mercado de trabalho. A aprendizagem é prática com mais de 300 horas de capacitação. Essa capacitação está pautada em 3 pilares: (1) jornada do interior, (2) jornada do impacto e (3) jornada do potencial. Ao longo das jornadas, os jovens têm acesso a conteúdos de universidades de ponta, empresas de impacto e palestrantes inspiradores.
É com parceiros como We Work, Porto Seguro, Ambev, Machado Mayer e Fabrica que o Instituto iniciou sua atuação, impactando cada um dos seus estudantes e cada estudante sendo um multiplicador. Multiplicação que começa com cada estudante em sua família, cresce para a comunidade e no futuro passa a ser de cada estudante para mais cinco outros. Assim, o Instituto BOLD irá atingir sua visão de impactar 10 milhões de Brasileiros até 2030.
Junte-se a iniciativa e #ouseserbold!
Comments