top of page

Acelerando Talentos, quebrando paradigmas.

Na primeira semana de Julho, foi lançado o Desafio Sprint do Programa de Aceleração BOLD. Aconteceu durante 5 dias no ambiente descontraído e em meio as Startups da Oxigênio Aceleradora. O desafio foi dado pelo departamento de TI da Porto Seguro: impacto da nova Lei de Proteção de Dados.


Estudantes que passaram pelo programa semestral Bold estavam motivados com a oportunidade. A Porto Seguro estava motivada para ver os estudantes atuarem em cima de um desafio real. Os facilitadores Bold em conjunto com os 5 mentores da Porto estavam preparados para uma semana de superação. 


Primeiro dia - segunda-feira, dia 01/07/2019.


Os estudantes se dedicaram a entender e mapear o problema. Não era nada fácil: uma lei nova e polêmica no mercado, com multas milionárias para muitas empresas como Google e Facebook, e no setor de seguros. Na parte da manhã houve a apresentação do desafio e uma dinâmica em grupo para que todos pudessem se conhecer e formar os três times (Cliente, Corretor, Sistemas). A parte da tarde foi dedicada a conversa com os especialistas da Porto Seguro. A chave do sucesso foi a empatia demonstrada pelos grupos para fazerem as perguntas certas.




Segundo dia - terça-feira, dia 02/07/2019.


Este foi o momento de começar a pensar em possíveis soluções, ou seja, foi o dia de Esboçar o que foi mapeado no 1º dia. Foram dezenas de post-its para: desenhar o mapa de empatia, fazer a análisa SWOT, ter um draft do Storytelling e mapear riscos. Também foram realizadas pesquisas com os corretores através do Google Forms. Sem falar das várias áreas da Porto Seguro que foram envolvidas e o quão sensacionais os especialistas foram, arregaçaram as mangas e não hesitaram um segundo sequer em ajudar!  




Terceiro dia - quarta-feira, dia 03/07/2019.


O terceiro dia, foi o momento de pegar todas as idéias e decidir o que prototipar no final do dia: um show de foco, energia e superação em todos os times. Os estudantes se dividiram nas tarefas de prototipação e convidaram os especialistas da Porto Seguro para apoiar no que fosse necessário. Fazer, testar, refazer, testar, decidir qual a melhor informação e estratégia de forma ágil. Era como ver várias sprints de um projeto scrum acontecendo em questão de horas. Foi um dia WOW! 




Quarto dia - quinta-feira, dia 04/07/2019.


Este foi um dia SUPER intenso! Véspera da apresentação, ou seja, MUITAS coisas para fazer. Era o dia de finalizar o protótipo e testar com consumidores. No início do dia, a turma foi recebida pela Diretora de Operações, com toda sua simpatia e simplicidade, contando para os estudantes como funciona a centro de excelência e trazendo o diferencial Porto Seguro. Depois de diversas reuniões e decisões, como um verdadeiro Squad Agile, tudo começou a tomar a forma final. E de repente, o Superintendente responsável pela implementação participou e desafiou os grupos quanto as prioridades. 




Quinto dia - sexta-feira, dia 05/07/2019.


Enfim chegou o GRANDE dia da apresentação, que aconteceu no auditório da Oxigênio, com a participação de áreas importantes da Porto Seguro. Mesmo com o dia chuvoso em SP, os grupos começaram as 7 da manhã para fazer ajustes finais e treinar seus pitches. Os estudantes SUPERARAM todas as expectativas. Ao final dos pitches ouvia-se:

“Vocês realmente só conheceram o problema na segunda?”

“Como vocês conseguiram trazer de forma simples e efetiva essas informações?”

“Fiquei impressionado como vocês conseguiram incorporar a cultura da empresa nas recomendações!”


Finalizamos a entrega no Festival de Música da Porto Seguro e com visita às principais áreas da empresa. Os estudantes ficaram ainda mais admirado com a empresa.




Conclusões


A semana foi repleta de aprendizados. Os estudantes se superaram dia após dia com uma série de atividades que exigiam trabalho em grupo. O principal aprendizado: juntos eles podem ir muito mais longe.

“Foi a imersão que tive a maior curva de crescimento nos últimos tempos, foi surreal, além de aprender sobre um assunto novo e toda estratégia de negócio e segmento, pude reconhecer melhor minhas forças e fraquezas e principalmente meu valor, e isso é graças ao time que estava lá dando suporte pra gente, que fez extrair o melhor de nós mesmos.” - depoimento do Alvaro, um dos estudantes. 

Os colaboradores da empresa; Porto Seguro puderam se conectar com estudantes de diferentes formações e foram desafiados com MUITAS perguntas fora da caixa. O principal aprendizado: se colocar na perspectiva de diferentes stakeholders para obter uma visão mais holística do tema.

“Foi incrível a semana, agora consegui ter uma visão completa e ao mesmo tempo simplificada sobre o tema e mostrar a importância do tema para empresa.” - depoimento de um dos jurados dos pitches.

Como empresa, a Porto Seguro que começou com objetivo inicial de conhecer e ajudar esses estudantes no seu desenvolvimento, conseguiu tirar da experiência novas possibilidades para seus treinamentos, recrutamento e desenvolvimento de projetos corporativos.

“Foram dias intensos de muito aprendizado, a galera veio com brilho nos olhos e muita vontade de fazer acontecer e fizeram!! Parabéns a toda essa galera que deu show em toda a execução e apresentação do case! Aprendemos muito com vocês, vocês foram/são DEMAIS!!!.” - depoimento da área de recrutamento.

O Instituto Bold conseguiu quebrar os seguintes paradigmas...

...SIM temos talentos em qualquer lugar não apenas nas melhores universidades ou nas classes sociais mais altas...

...SIM é possível acelerar e projetar esses jovens talentos no mercado de trabalho...

...SIM a diversidade é fundamental para trazer o melhor do processo...

...SIM juntos EMPRESAS, ONGs e ESTUDANTES podem ter um GANHA, GANHA, GANHA, enquanto jovens que mais precisam são desenvolvidos!

Esse é apenas o começo. Cada estudante vai continuar essa jornada de conhecimento dentro do Bold, trazendo o compromisso de multiplicação desse conhecimento com sua família, comunidade e muitos outros estudantes no futuro para assim, o Instituto BOLD atingir sua visão de impactar 10 milhões de Brasileiros até 2030.


Junte-se a iniciativa e #ouseserbold!

4 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page