top of page

Dicas para se sair bem nas entrevistas de emprego: como se destacar e conseguir a vaga desejada!

A entrevista de emprego é considerada um bicho de sete cabeças por muitas pessoas. Parece ser uma etapa do processo seletivo impossível de passar. O nervosismo e o medo tomam conta de tudo, o pensamento de não conseguir ou não ser bom o suficiente fica enraizado na mente e, como consequência, afeta negativamente o desempenho delas. Mas esta etapa do processo seletivo não é essa fera indestrutível que imaginam. Com organização e prática é possível realizar uma entrevista de maneira eficiente. Se você faz parte desse grupo e deseja obter resultados melhores durante a entrevista, então leia este artigo até o final e veja algumas dicas de como se preparar para conseguir a vaga e impressionar o recrutador.



A FALTA DE PREPARO SERÁ A SUA RUÍNA


Muitas vezes o nervosismo é gerado pelo despreparo, logo a insegurança começa a exteriorizar-se. E então, o desespero domina. Isso é ruim, pois dificilmente as pessoas conseguem controlar essas emoções e ter bons desfechos. Portanto, é necessário tempo adequado para preparar-se. Pode ser 30 minutos antes da entrevista; uma hora antes; um dia antes; uma semana antes. O tempo que você possui é valioso. Apenas não o gaste se desesperando – e muito menos deixe para agir em cima da hora. Não use o tempo antes da entrevista para ficar desesperado.


 DICAS PARA SE SAIR BEM NA ENTREVISTA


Agora que você sabe que o processo de preparo é indispensável, estas dicas podem ajudar na organização do seu preparo.


• MANTENHA-SE ATUALIZADO(A)


Estude sobre a empresa e a vaga. É necessário saber em qual ambiente você está querendo entrar. Dessa forma é indicado que pesquise os valores da empresa, o que ela faz, quando foi fundada, qual é o público dela, quais são os seus objetivos, e até mesmo procure notícias recentes sobre a corporação.


• PRATIQUE


Ensaie a sua apresentação pessoal. Quando a temida (por muitos) pergunta “Me fale sobre você” é feita, alguns não sabem o que dizer. Para conseguir respondê-la é aconselhável que crie um roteiro com começo, meio e fim, indicando momentos da sua vida e falando sobre experiências que conversam com as descrições da vaga a fim de criar a ideia de que você é a pessoa certa para ela. Entretanto, tenha cuidado para não falar tanto e exceder o tempo, tornando a entrevista entediante.


• PREPARE-SE PARA AS POSSÍVEIS PERGUNTAS


Claro, não sabemos quais perguntas serão exatamente feitas. Mas há aquelas que são comumente realizadas, por exemplo “Por que você quer fazer parte dessa empresa?”, “Quais são os seus pontos fracos e quais são os seus pontos fortes?”, “Por que devemos contratar você?”, entre outras. Portanto, estude-as.


• PREPARE-SE PARA LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES


Não há como desaparecer com as emoções. Elas sempre irão estar com você, mas é necessário que saiba como lidar e trabalhar essas reações. CATIVANDO PROFISSIONALMENTE O RECRUTADOR


• O PODER DAS PERGUNTAS


Fazer boas perguntas e tirar dúvidas sobre a vaga ou empresa é visto como um ponto positivo pelo recrutador, pois demonstra que você tirou tempo para refletir e pesquisar mais sobre a organização.


Para elaborar perguntas interessantes ao entrevistador é vantajoso ler a descrição da vaga e que pense sobre quais são as suas expectativas em relação à empresa ou o que você espera desse trabalho.


• E OS RESULTADOS?


Revelar os resultados conquistados em projetos que já participou é significativo. O entrevistador quer saber quais feitos você conseguiu gerar com a sua participação e como elas podem agregar na corporação.


Vale ressaltar que os resultados não são apenas relacionados com lucros e vendas, mas também com resoluções dadas por você a algum problema, ou com a sua ajuda para economizar mais tempo com alguma proposta do seu grupo ou da sua empresa, ou até mesmo com planejamentos feitos em projetos mais eficientes.


COMPORTAMENTOS QUE AJUDAM NA ENTREVISTA


• OLHO POR OLHO


Manter o contato visual enquanto se comunica com alguém é a regra básica da comunicação. Através desse comportamento é demonstrado que você está prestando atenção no recrutador.


Sendo assim, com ou sem vergonha, você precisa aprender a encarar as pessoas e conversar com elas sustentando o seu olhar no olhar dela. Dica para entrevistas online: tenta permanecer com o olhar na webcam ao invés de apenas o manter na tela.


• SEJA VOCÊ MESMO/MESMA


Trazer um pouco da sua personalidade pode te ajudar a ficar mais relaxado(a) para ter uma entrevista mais produtiva e honesta sobre o funcionamento do emprego.


• MOSTRE EMPOLGAÇÃO


Está tudo bem demonstrar sua empolgação com aquela vaga. Certamente não necessário fazer um fuzuê, mas traga um pouco de energia positiva para entrevista. Apesar de ser uma situação formal, o clima não precisa ser pesado.


Para concluir, coloque em prática todos esses elementos e desenvolva-se. Àqueles que tiverem dificuldades em lidar com as emoções é indicado que procurem modos e meios para auxiliar nesta situação.


A entrevista de emprego é um enigma que você é capaz de solucionar. Ela não é inexplicável. Você consegue.


Produzido por Maria Eduarda Coutinho

31 visualizações

Comments


  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page