top of page

Falta tempo para dar conta de tudo? Experimente a Técnica do Pomodoro!



Criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980, a Técnica Pomodoro é uma metodologia de gerenciamento de tempo que encoraja as pessoas a trabalharem com o tempo que elas têm – e não contra ele.


Um cronômetro é utilizado para dividir seu dia de trabalho em pedaços de 25 minutos, separados por intervalos de cinco minutos. A cada quatro pedaços de 25 minutos, é feita uma pausa maior, com 20 a 30 minutos de duração.


Timer em formato de tomate.

A Técnica Pomodoro recebe esse nome porque seu idealizador utilizava um cronômetro em formato de tomate, que em italiano significa pomodoro.


O método tem como base a ideia de que pausas frequentes podem intensificar a agilidade mental. Dessa forma, o temporizador impõe certo senso de urgência.




Então, em vez de sentir que você tem um tempo infinito no dia de trabalho para fazer as coisas e desperdiçá-lo com pequenas distrações, você saberá que só tem 25 minutos para fazer o máximo de progresso possível em uma tarefa.


Além disso, as pausas forçadas ajudam a evitar aquele esgotamento que muitas pessoas sentem no final do expediente. Assim, o cronômetro te força a levantar, respirar e voltar ao trabalho mais focado.


Essa estratégia funciona porque você se concentra completamente em uma tarefa sem mudar o foco para fazer outras coisas. Assim, quando o tempo está passando, você ignora o desejo de checar e-mails, acessar o Twitter, responder a mensagens de texto ou fazer qualquer outra atividade que o distraia. Existe até um app disponível para iOS e Android para quem quiser colocar em prática essa técnica, o Pomodoro Timer. Experimente e vire dono do seu próprio tempo!


10 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page