top of page

LinkedIn: oportunidades profissionais ao seu alcance!


Se você já está há mais tempo na busca pela oportunidade perfeita no mercado de trabalho já deve ter ouvido falar sobre o LinkedIn, uma plataforma mega interessante para criar conexões e descobrir vagas incríveis em diversas áreas. Mas, caso você seja novo nesse mundo ou começou a sua jornada há pouco tempo e não tem ideia do que a gente está falando, não se preocupe! Hoje, o Instituto Bold preparou um conteúdo perfeito para você que ainda não conhece o LinkedIn, se atualizar e ficar por dentro de como usar essa rede social para encontrar oportunidades profissionais incríveis para você e, ainda melhor, ao seu alcance! Se interessou? Então, vem com o Bold! 💪




Todo mundo sabe que achar oportunidades que deem match com as nossas experiências, habilidades e valores pode ser um processo um pouco complicado e demorado. Não saber onde procurar ou como se conectar e criar relações com pessoas do ramo são algumas questões muito comuns para jovens que estão em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho. No entanto, você sabia que essa procura pode ser facilitada por meio de uma rede social que vem crescendo dia após dia?


Sim! É isso mesmo que você leu, o LinkedIn veio para revolucionar e auxiliar todo mundo que está na busca de um emprego, estágio, trainee e até mesmo uma vaga de jovem aprendiz. Pois bem, agora que você já sabe que essa plataforma pode te alavancar e ser seu braço direito nessa busca ativa por uma oportunidade, nós vamos te ensinar a como utilizá-la para alcançar os seus objetivos sem estresse! 😉



1# Aprendendo a interface


O aplicativo do LinkedIn para o celular oferece uma interface muito fácil e super parecida com a de qualquer rede social. Ao abrir o app, você encontra uma espécie de feed, assim como no Instagram, onde você poderá ver posts de outros profissionais, amigos e até mesmo de empresas, da mesma maneira que você poderá também fazer postagens e outros tipos de publicações.


Podendo seguir e se conectar com outras pessoas por meio das opções oferecidas pelo LinkedIn, você amplia a sua rede, conhecendo e interagindo com jovens com os mesmos interesses, recrutadores, especialistas e organizações no segmento que você pretende seguir. Além do mais, você pode preencher o seu perfil com informações importantes sobre as suas experiências, formações e habilidades de maneira profissional, aumentando as chances de ser visto por contratantes!


2# Preenchendo o perfil: como se destacar?


Chegou a hora de usar a escrita como sua principal aliada! O perfil é o local ideal para você exibir todas as suas habilidades, já que ele é a porta de entrada para outras pessoas te conhecerem melhor e entenderem os seus objetivos na rede. Em qualquer que seja o propósito, é importante que você construa uma imagem profissional, independente do tipo de vaga que você esteja procurando. Lembre-se que o seu perfil é um convite para um recrutador, por exemplo, entender o que você pode oferecer e realizar no mundo do trabalho. Então, busque produzir uma apresentação interessante que mostre quem você é, o seu objetivo e as suas qualidades. A seção “Sobre” serve exatamente para isso!


Caso você já tenha tido experiências dentro ou fora do mercado de trabalho, como um voluntariado ou monitoria, lembre-se de preencher a aba de “Experiências”. Ela é responsável por mostrar suas vivências e também possíveis locais ou áreas do conhecimento em que você já se aventurou, e isso pode te destacar! Não esqueça de descrever as atividades realizadas e suas principais funções em cada experiência. Fica a dica!


3# Não tenha vergonha de postar suas vitórias!


Nós sabemos que nem todo mundo curte postar nas redes sociais, principalmente se for alguma conquista realizada. Porém, não se esqueça que o mérito das realizações é seu e não há necessidade de ficar com vergonha de compartilhá-la. Assim como celebramos os objetivos alcançados de nossos amigos e familiares, devemos comemorar também os nossos. Aliás, muita dedicação é colocada para atingirmos nossas vitórias. Compartilhar essas conquistas podem te ajudar a movimentar sua rede, expondo para o algoritmo do LinkedIn que você é um usuário ativo na plataforma e quer sempre receber as novidades. Além disso, esse tipo de postagem favorece a sua imagem profissional, mostrando para suas conexões e visitantes o seu esforço e contínuo interesse em aprender, se desenvolver e buscar novas oportunidades!


4# Encontrando as vagas


Assim como em outros sites e aplicativos, as vagas no LinkedIn não aparecem magicamente, certo? Por meio das conexões, do botão de seguir e os recomendados, você pode sim achar vagas que se encaixem no que você quer. Porém, a busca ativa é uma ótima opção para quem quer chegar com tudo e achar o mais rápido possível uma boa oportunidade! Por meio da barra de busca, você pode procurar vagas na área e nas empresas que te interessam. Os filtros são ótimas ferramentas que também irão te ajudar a encontrar a vaga perfeita. Com eles você pode filtrar oportunidades na sua cidade, estado e país e em diversas modalidades, como presencial, híbrido e home office!



E aí, curtiu? Está pronto para se aventurar nessa rede social e estar um passo à frente na busca pela sua oportunidade no mercado de trabalho?


Se sim, já corre para o LinkedIn e siga o Instituto Bold para acompanhar nossos conteúdos tanto lá quanto aqui no site. Ah, também estamos no Instagram, então não se esqueça de dar follow e interagir com a gente por lá, beleza?


Clique aqui para acessar o LinkedIn do Instituto Bold.


Boa sorte e até a próxima! 🚀


Texto produzido por Fernanda Filiú, Voluntária de Comunicação no Instituto Bold

77 visualizações1 comentário

1 comentario


Excelente!


Me gusta
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page