top of page

O que você faria para estar 20% mais feliz?












E se eu te falasse que em 30 dias você poderá chegar lá, você aceitaria o desafio?


Ser feliz, realizado e equilibrado está totalmente ligado a nossa qualidade de

vida e bem-estar. É algo que muitos desejam conquistar, mas enfrentam

diversos obstáculos para conseguir. Essa dificuldade acontece, geralmente, porque o foco das atitudes não está sobre os chamados pilares da qualidade

de vida. Ao transformar esse quadro, quando os tais hábitos estejam voltados

a esses alicerces vitais, a pessoa se sente mudada de forma positiva e natural.


Acabamos a Jornada da Consciência com os estudantes do Instituto Bold,

que mostramos a importância de 6 pilares essenciais para conquistarmos a

vida que merecemos. Agora seguimos para o desafio prático de transformação

desse conhecimento em prática, topa se juntar nessa transformação?


O que é o Desafio 30 dias?


O Desafio 30 dias, também foi apelidado como “desafio da felicidade” instiga os participantes a conquistarem sua vida feliz com atividades pelo período de 30 dias.

Para completar o programa, você deve cumprir as seguintes regras por 30 dias todos os dias:

  • Dieta: seguir uma dieta de sua escolha e beber o mínimo de 1,5L de água;

  • Físico:fazer exercícios físicos pelo menos 20 minutos diariamente;

  • Sono: dormir pelo menos 7 horas por dia regularmente;

  • Relacionamento: fazer uma ação positiva diariamente;

  • Desenvolvimento: ler 10 páginas de um livro de não ficção;

  • Mental: fazer exercício mental 5 minutos diariamente;

  • Prova de sucesso: tirar uma foto do progresso anotando o aprendizado.

O programa é bem desafiador no sentido de que, se você falhar em alguma dessas tarefas, terá que recomeçar a contagem do zero – independente de qual dia do desafio você estiver. Por isso, o apelido de “desafio de resistência mental” já que você não pode se permitir falhar nenhum dia, em nenhum dos aspectos.

Como funciona o Desafio 30 dias?


Regra 1: siga uma dieta saudável diariamente


Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo. Portanto, a alimentação baseada em uma dieta equilibrada é extremamente importante para a manutenção da saúde física e mental de qualquer pessoa.

Não existe uma dieta ideal que você tenha que seguir durante os 30 dias, mas você deve escolher aquela dieta na qual melhor você se adapta e que considera saudável.

Por isso, cuidado ao escolher qual linha de alimentação você deseja seguir, já que uma dieta muito restritiva pode resultar em compulsão alimentar e/ou gerar frustrações.

A água potável é muito importante para a nossa hidratação e para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, uma das regras propostas por Andy para se cumprir no desafio é a ingestão de, pelo menos, 1,5L de água por dia.

Regra 2: relacione-se positivamente todos os dias


A satisfação no âmbito social é o primeiro passo para a aquisição do equilíbrio emocional e permite o crescimento pessoal e a felicidade em conjunto. Os bons relacionamentos são essenciais para que a pessoa evolua em termos morais. O ser humano precisa viver em comunidade, de maneira que ele possa aprender mais sobre si mesmo e sobre os outros ao seu redor.

Seu desafio é trazer essa atitude para a sua vida podendo: agradeça mais, seja mais gentil, caridoso, trabalhe em equipe, demonstre amor ao próximo e sorria sempre.

Regra 3: exercite-se todos os dias


Não é à toa que a prática de exercícios físicos representa uma das principais recomendações indicadas por médicos, já que impede a evolução de certas doenças, como a obesidade, e proporciona bem-estar geral ao organismo. Isso ocorre porque, ao praticar alguma atividade, o corpo libera endorfina, uma substância responsável por proporcionar satisfação e que tem propriedades antidepressivas.

Além disso, os exercícios físicos promovem fortalecimento de músculos e ossos, manutenção do equilíbrio, melhora do sistema cardiovascular e também aumento da autoestima. Procure um exercício físico de seu gosto e pratique-o regularmente. Como sugestão, citamos: natação, yoga, dança, futebol, basquete, vôlei, entre muitos outros.

A proposta desta regra é que as pessoas se exercitem, de preferência sendo executadas ao livre. Quanto a isso, é necessário usar o bom senso: caso esteja muito frio ou muito quente, não há problema em o exercício na rua ser dentro de casa ou na academia.

Regra 4:. desenvolva-se mentalmente todos os dias


A saúde não deve estar voltada somente à parte física, mas também à parte mental. Uma mente equilibrada e que exala paz é sinônimo de paciência, discernimento e preparo para realizar toda e qualquer atividade necessária, assim como para enfrentar todos os obstáculos presentes. Quem não tem equilíbrio mental acaba sofrendo de muito estresse e descontrola-se nas primeiras adversidades que aparecem pelo caminho. É essencial ser otimista, buscar sempre o melhor de si e desenvolver confiança. Para tanto, procure meditar, praticar atividades prazerosas e aprender a separar um problema do outro.

Regra 5: leia 10 páginas de um livro de não ficção


Para se cumprir esta regra, é necessário que o livro seja de não ficção, ou seja, algum tipo de assunto que agregue no seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Leituras como Harry Potter, Senhor dos Anéis ou outra história não são contabilizados.

Além disso, é necessário que seja feita uma leitura de um livro físico: audiolivros e podcasts não estão na lista dos afazeres para alcançar esta regra.


Regra 6:. Qualidade de sono


Boas noites de sono refletem muito no dia a dia de uma pessoa. Aqueles que dormem pouco, constantemente, apresentam irritabilidade, insônia, estresse, mau humor e apatia, sinais de que esse pilar está desequilibrado. Para se obter uma boa qualidade de sono, o ideal é dormir cerca de oito horas por dia em uma cama confortável. Tal prática refletirá em maior disposição, energia e harmonia física e mental durante o cotidiano. Os pilares da qualidade de vida, quando abalados, provocam sérias mudanças no nosso dia a dia. No entanto, felizmente, há como melhorá-los assim que forem identificados, proporcionando resultados inigualáveis para aqueles que desejam viver bem em qualquer etapa da vida.

Regra 7: tire fotos da transformação


Muitas pessoas se motivam ao verem, visualmente, o seu progresso. Por isso, tirar fotos do seu progresso todos os dias pode ser uma forma de incentivar a continuar com os 75 dias de desafio.



Agora basta você colocar em prática e ser 1% melhor a cada dia, vamos lá?

7 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page