top of page

Comunicação Nota 10: Guia de Oratória para jovens destemidos

Você sabia que se comunicar de forma clara e objetiva é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho? Ter uma oratória assertiva é uma qualidade muito requisitada, especialmente nas entrevistas de emprego. Expressar bem as ideias e realizar discursos impactantes podem ser um diferencial na hora de aplicar para uma vaga ou se destacar na empresa em que trabalha. Por isso, hoje, no Boldicas, o Instituto Bold apresenta um guia incrível que ajudará você, jovem esforçado e destemido, a melhorar as suas habilidades de comunicação. Além de lhe auxiliar a superar a vergonha de falar em público. Vamos lá!


Jovens se comunicando - artigo Instituto Bold

Em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação o nervosismo e a ansiedade podem tomar conta da situação. Apresentar a sua trajetória profissional e ainda cativar o contratante, por exemplo, são tarefas nada fáceis. Todas essas atividades demandam tempo, preparação e muito estudo. Desde a construção do currículo, a realização, treinamento e cronometragem do pitch perfeito até a pesquisa sobre a história da empresa e requisitos da vaga; tudo deve ser levado em consideração.


A oratória é uma habilidade de comunicação que viabiliza a apresentação de um discurso coeso, ou seja, que faça sentido. Além de coerente, a fala deve ser impactante e convencer o público ouvinte, bem como surpreendê-lo com a narrativa. Com uma comunicação nota 10, muitas portas podem se abrir, especialmente para aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Quer aprimorar suas habilidades de oratória? Confira 4 dicas passo a passo a seguir.


1 - Prepare-se


Preparação é a chave principal para melhorar as práticas de oratória. Antes de falar sobre qualquer tópico, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre o assunto. Compreender os pontos-chaves e dominar a temática são os primeiros passos para alcançar a apresentação perfeita.


Quanto mais você souber sobre o assunto, mais confiança terá para comentar sobre. Portanto, estruture sua apresentação. Organize as ideias de maneira lógica e eficiente, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Tente ir direto ao ponto, sem prolongar demais. A clareza e a fluidez serão as melhores amigas do seu discurso.


Lembre-se de praticar. Evite falar rápido demais e varie o tom da voz para não tornar sua fala monótona. Pratique também suas expressões faciais e corporais. A postura e os gestos são grandes aliados da oratória. Não esqueça: a prática leva à perfeição!


2 - Conheça a audiência


Seja em uma entrevista de emprego, em uma reunião com gestores e supervisores ou até mesmo em uma apresentação comum para os colegas de trabalho, é necessário que você conheça o público-alvo. Em todos estes casos, por exemplo, você dificilmente usará a mesma abordagem. Por isso, adapte o seu discurso de acordo com a audiência.

Demonstre verdadeiro interesse nos ouvintes e tente se conectar com eles a partir de exemplos e narrativas que se alinhem com suas histórias. Evite também termos complicados que possam gerar dúvidas. Adeque seu vocabulário de acordo com o público.


3 - Respire fundo!


Em apresentações, o nervosismo e a ansiedade sempre estão presentes, e isso é normal. No entanto, não se pode deixar esses sentimentos tomarem conta da sua hora de brilhar. Antes de iniciar sua fala, faça exercícios de respiração para controlar a ansiedade e se concentrar. Pense positivo e não tente ignorar o nervosismo; a melhor forma de lidar com ele é aceitá-lo. Use suas forças para melhorar ainda mais seu desempenho.


4 - Esteja pronto para lidar com imprevistos


Assim como na primeira dica, a preparação é essencial para lidar com contratempos. Pense em obstáculos que podem surgir durante a sua fala, como perguntas difíceis ou inesperadas e problemas técnicos. Apesar do planejamento ser fundamental, não se desespere caso algo saia fora do esperado. Treine suas habilidades de improvisação e lógica. A capacidade de se recuperar rapidamente diante de imprevistos é muito valorizada no mundo do mercado de trabalho atual.


-


Gostou das nossas dicas? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e continuar acompanhando nossos conteúdos. Contamos com você!


Estamos no Instagram e no LinkedIn.


Vem ser Bold! 🚀



54 visualizações
  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page