top of page

Primeiros passos: Como construir um currículo atrativo

A entrada no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Saber por onde começar pode ser um momento de ansiedade e medo. No entanto, os primeiros passos não precisam ser aterrorizantes e muito menos estressantes. Hoje, no Boldicas, o Instituto Bold te ensina a dar o pontapé inicial na sua jornada em busca do tão sonhado sim. Topa aprender a estruturar um currículo perfeito para atrair a atenção dos recrutadores? Então, vem com a gente!


Imagem mostrando um currículo - Instituto Bold


Primeiramente, é preciso entender que o currículo é a carta de boas-vindas dos candidatos para os recrutadores. O envio do currículo é o contato inicial entre você e quem está contratando. Apesar de indireta, essa comunicação é muito importante para marcar presença no processo seletivo e impressionar o RH* da empresa que você se candidatou.


Certo, mas o que realmente é um currículo? Caso você ainda não saiba o que é e nem como construir um, não se preocupe, nós vamos te ajudar.


Currículo é uma palavra vinda do latim “Curriculum Vitae”. Em tradução literal, currículo nada mais seria que “Percurso de Vida”. E, de fato, é isso! O currículo é um documento que reúne toda a jornada tanto estudantil quanto profissional de uma pessoa. Ele auxilia, por exemplo, na apresentação de dados, habilidades e experiências dos candidatos, informações importantes a serem levadas em consideração pelos recrutadores. Como qualquer documento sério, há maneiras corretas de escrever e estruturá-lo. Por isso, o Instituto Bold separou 3 dicas fundamentais para a construção de um currículo atrativo que te ajudará a ser chamado para as próximas etapas dos processos seletivos. Confira:


1 - Organização é tudo!


Ter um currículo organizado e de fácil entendimento é essencial. Assim como você, jovem multitarefa, recrutadores são pessoas muito ocupadas. Uma vaga dificilmente terá só você como candidato, então lembre-se que o seu currículo também não será o único. Por isso, estruture as informações de forma estratégica para facilitar a leitura do recrutador. Comece com uma seção de informações pessoais, incluindo seu nome, contato (e-mail e celular) e links relevantes profissionalmente, como perfil do LinkedIn e portfólio, caso tenha. Em seguida, adicione seções como “Educação”, indicando seu nível de escolaridade; “Experiência Profissional”, inserindo o local onde realizou tal função e as principais responsabilidades exercidas em cada prática e “Habilidades”, destacando seus conhecimentos técnicos. Não esqueça de utilizar marcadores ou outras ferramentas para realçar cada seção. Assim, seu currículo ficará mais fácil e prático de ler.


2 - Use suas conquistas como um diferencial


Ao escrever sobre suas experiências, busque destacar seus principais resultados. Não descreva somente suas responsabilidades na função exercida. Procure informar suas contribuições dentro do projeto ou organização que participou, seja sua função voluntária ou não! Se possível, use números ou informações concretas para comprovar seu impacto. Isso te ajudará a ter um diferencial frente a outros candidatos, mostrando que você realmente põe a mão na massa.


3 - Cada vaga é uma vaga


Não pense que você vai estruturar seu currículo somente uma vez. É importante lembrar que algumas vagas podem ter requisitos diferentes de outras. Muitas vezes será necessário reescrever e personalizar ainda mais esse documento. Por esse motivo, atente-se a adequar o currículo às demandas específicas de cada contratante. Pesquise sobre a empresa, sua história e também sobre a vaga, buscando entender as principais habilidades requisitadas para ela. Isso demonstra que você se dedicou a compreender as necessidades da empresa e se alinhou ao que ela procura em um candidato!


-


Gostou das dicas? Está pronto para escrever o currículo perfeito?


Se sim, não esqueça de seguir o Instituto Bold nas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos, dicas e oportunidades, tanto lá quanto aqui no site. Venha alavancar seu futuro com a gente e dar início a sua jornada no mercado de trabalho!


Siga-nos, estamos no Instagram e no LinkedIn.


Vem ser Bold 🚀


110 visualizações

Comments


  • facebook-instituto-bold
  • instagram-instituto-bold
  • linkedin-instituto-bold
logo-instituto-bold.png
bottom of page